
A Fonte Nova está em estado cada vez mais decadente. Pelo menos é essa a impressão de quem passa nas imediações do estádio. Interditado desde novembro do ano passado, quando a queda de parte da arquibancada superior matou alguns torcedores em Salvador, o local agora está tomado por moradores de rua.
O forte mau cheiro pode ser sentido de longe, a as crianças, praticamente sem roupas, correndo atrás de esmolas, dão um tom ainda mais dramático ao cenário de miséria ali construído. Ao perceberem que estão sendo fotografados, os mendigo se irritam, levantam de seus acampamentos e xingam.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM procurou o ex-jogador Bobô, diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Subesb), por dois dias consecutivos, para comentar essa situação, mas não obteve resposta positiva. Por intermédio da assessoria de imprensa, ele alegou indisponibilidade de agenda.
O setor de comunicação da Subesb apenas informou que a administração do estádio tem se esforçado para reforçar com grades a segurança da Fonte Nova, e que ao mesmo tempo tem pedido para Polícia Militar e prefeitura tomarem uma atitude. É grande, porém, o número de portões quebrados e proteções violadas.
Logo depois da queda do estádio, há quase um ano, o Governo da Bahia tinha decretado a implosão do local. Mais tarde, no entanto, essa idéia foi abortada. E agora, a Subesb trabalha para iniciar uma restauração do estádio pensando em ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM
Buraco de onde caíram os torcedores está visível Mas até agora nada saiu do papel. O projeto até existe, mas as obras ainda não começaram, e o buraco por onde caíram os torcedores está à vista de todos que passam perto da Fonte Nova. No plano de reconstrução, o anel superior seria retirado e apenas a parte inferior continuaria e seria revitalizada.
O GLOBOESPORTE.COM tentou também entrar no estádio para tirar fotos internas do estado atual do local, mas não recebeu autorização para isso.
O que não faz mais parte dos arredores do estádio é a estátua de bronze de Pelé, que teve os braços e a taça Jules Rimet roubados no meio do ano passado. Segundo a assessoria da Subesb, ela foi retirada do local para ser restaurada e se encontra em poder do governo.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL802371-9825,00-ABANDONADA+FONTE+NOVA+VIRA+ABRIGO+DE+MENDIGOS+E+TAMBEM+CRIANCAS+CARENTES.html