Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Centro de Educação Superior Norte do RS – CESNORS
Acadêmico: Juliano P. Amaral
Comunicação, politica e poder.
O Brasil é uma republica feral presidencialista, de regime democratico - representativo. É uma república porque o chefe de estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela constituição federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do pooder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, como também diretamente, mediante plebicito, referendo e iniciativa legislativa popular. Isso acontece raramente, o que não caracteriza uma democracia representativa.
Estado brasileiro é dividido primordialmente em três esferas de poder: o poder executivo, o legislativo e o judiciario. O chefe do poder executivo é o presidente da Republica, eleito pelo voto direto para um mandato de quatro anos, renovável por mais quatro. O parlamento brasileiro é bicameral: a camara e o senado. Para a Câmara, são eleitos os deputados federais para dividirem as cadeiras em uma razão de modo a respeitar ao máximo as diferenças demográficas entre vinte e sete Unidades da Federação para um período de quatro anos. Já no senado, cada estado é representado por 3 senadores para um mandato de oito anos cada, ai fica aquela dúvida, com tanta coisa acontecendo na politica do nosso pais, são verdadeiros altos e baixos, como é feita a comunicação entre eles, os politicos. Como pode tantas trabalharem juntos e cada um pra si, para o seu bolso, onde o ambiente deveria ser o lugar para trabalhar pelo povo, trabalham apenas para seu proprio lucro, é o fim. Mas estamos falando apenas de la de cima dos mais “grandes”, eles que dão o exemplo aos daqui de perto, eu não entendo como um candidato a vereador gasta 100 mil reais para fazer uma campanha sendo que seu salário é de 1.500.00 reais, durante 4 anos, que somaria apenas 72 mil, então como pode pois ninguem trabalha pra dar dinheiro, a pessoa trabalha para conseguir ganhar dinheiro e realizar seus sonhos, assim até fico com duvidas... ATÈ QUANDO?
A politica deveria ser clara, aberta a todos, onde cada Brasileiro pudesse estar a par do dinheiro que vem e onde foi aplicado, pois ao ir em uma seção da camara de algum municipio em vez de ver a realização de trabalhos, ou votação de projetos a gente só vê calunia, denuncia e tantas outra ofenças por parte deles que comandam o municipio!!!
Também A intensidade da interferência das instituições de comunicação social - imprensa, rádio e televisão - nos processos político-eleitorais é diretamente proporcional à intensidade da ameaça que os resultados daqueles processos possam representar ao êxito continuado dos seus negócios, e assim muitas vezes elegendo quem não merece e deixando de fora quem talvez faria um bom trabalho. O relativo equilíbrio eleitoral que o jornalismo da TV Globo ostenta nas eleições desde 2002 , por exemplo, não é obra individual de jornalistas conscientes e objetivos como, por exemplo, Carlos Augusto Schroder e William Bonner, e sim decorrência do movimento geral da política brasileira em direção ao centro do espectro ideológico, que começou a se consolidar desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.
Comunicação é poder. A política, por sua vez, é o exercício do poder em seu estado mais puro. Comunicação é, portanto, política. Mas, tanto quanto a política pode estar distante da lealdade essencial à coisa pública, podem igualmente estar as instituições de comunicação. O dinheiro é a razão de ser mais vital dos negócios, inclusive dos negócios da comunicação. O dinheiro não deveria ser a razão vital da política. Mas o dinheiro costuma ser também a razão vital da política. Pois foi como coloquei antes se um candidato a vereador que gasta em sua campanha política 100 mil reais independentemente de ser favorecido pela mídia ou não ele em 4 anos de mandato vai ganhar apenas 72 mil, isso significa que algo de errado ele vai ser obrigado a cometer aos cofres públicos para conseguir reverter a sua situação financeira.
Democracia não se faz sem dinheiro.
Mas só com dinheiro não se faz democracia.
Comunicação não se faz dinheiro.
Mas só com dinheiro não se fazem na comunicação instituições democráticas.
Esse assunto podemos comparar bem com a mídia e as formas de poder, onde temos as instituições, os meios de comunicação e os atores sociais, onde nessa esfera englobam – se os atores sociais e as instituições sendo assim modelador pelos meios de comunicação, Com o desenvolvimento da imprensa e das demais mídias, as comunicações passaram por significativas mudanças e essa transformação da comunicação, que de exclusivamente presencial passou a ser manipulada pela mídia, que modificou as relações sociais. Porque toda ação envolve um interesse; a vida social é formada por indivíduos que perseguem fins e objetivos variados; se há interesse, os atores agem dentro de um conjunto de circunstâncias previamente dadas. Os atores se situam em diferentes posições dentro desses campos, dependendo do tipo e da quantidade de recursos que possuem. A posição que um indivíduo ocupa dentro de um campo ou instituição está relacionada ao PODER que ele possui. PODER é a capacidade de agir para alcançar os próprios objetivos ou interesses. No exercício do poder, os indivíduos empregam os recursos que lhe são disponíveis.
Por isso quem é o dono da mídia, ou quem manipula a mídia é o dono do poder, quem manda, a política que mais favorece a determinada emissora por exemplo é quem ela vai apoiar. Não deveria ser assim mas é!!!