Erval Seco

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Alunos do RS têm o melhor desempenho na prova geral do Enem‏

Os alunos do Rio Grande do Sul conquistaram o melhor desempenho médio na prova de redação — com 62,24 de média — do Exame Nacional do Ensino Médio e a segunda melhor nota média na prova objetiva, conforme os resultados divulgados pelo MEC. Os gaúchos têm a melhor média geral entre os 2,9 milhões brasileiros que prestaram a prova este ano. O desempenho geral dos gaúchos na prova objetiva ficou em 45,06, em uma escala que vai de zero a cem, e fez com que o Estado repetisse a primeira colocação registrada no ano passado. A média nacional ficou em 41,69. Os rio-grandenses ocupam também o primeiro lugar no ranking da prova de redação, com nota 62,57. No Rio Grande do Sul, 156 mil pessoas participaram do Enem este ano. Entre os Estados, o melhor desempenho na prova objetiva ficou com o Distrito Federal, com média de 45,39 pontos. Seguido pelo RS (43,42 pontos) e Rio de Janeiro (43,29 pontos).

Governo gaúcho investirá R$ 6 milhões no combate à dengue em 2009

O governo gaúcho investirá em torno de R$ 6 milhões para 2009 no combate à dengue no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, ontem, como parte do Plano de Contingência para Dengue no Rio Grande do Sul, que prevê estratégia elaborada para o combate a uma possível epidemia de dengue no Estado neste verão. São consideradas áreas de maior risco as regiões Metropolitana e Noroeste.

Estão previstos 220 leitos extras de enfermaria na Macrorregião Metropolitana, cem em hospitais de Porto Alegre e 150 na Macrorregião Noroeste. Os hospitais receberão recursos extras para a oferecimento de camas, monitores cardíacos, bombas de infusão, respiradores e de pessoal. Cinco ambulâncias com UTI móvel, sob responsabilidade do programa Salvar/Samu, também serão colocadas à disposição pelo Estado.


A estimativa é de que possam ocorrer de 74 mil a 299 mil casos de dengue no RS.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Secretários de Estado recebem comitiva da Polícia Civil

O governo do Estado, através do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, e do secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, recebeu, nesta segunda-feira (17/11), representantes da Ugeirm e do Servipol, que apresentaram pauta com reivindicações da Polícia Civil.

O secretário Wenzel afirmou que parte da pauta já vem sendo atendida pelo governo do Estado e lembrou aos representantes da categoria a importância histórica do dia de hoje (17), quando a governadora Yeda Crusius anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário para o próximo dia 5, com recursos próprios, e o alcance do déficit zero pelo Estado, já em 2008, depois de 40 anos.

Wenzel disse também que entende a reivindicação e que o governo está reunindo todos os esforços para resgatar compromissos históricos com os servidores públicos. Anunciou que uma nova reunião entre o governo e funcionários das entidades deve ocorrer no dia 21 de novembro.

Participaram também da audiência o secretário da Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção na Administração Pública, Carlos Otaviano Brenner de Morais, e o chefe de Polícia, delegado Pedro Carlos Rodrigues.

Governo vai antecipar pagamento do Décimo Terceiro‏

A governadora Yeda Crusius anunciou ontem, 17, em cerimônia no Palácio Piratini, que irá pagar o Décimo Terceiro do funcionalismo público antecipado. No ato político, que reuniu secretários de estado e até mesmo dirigentes nacionais do PSDB, a governadora disse que o benefício será pago no dia 5 de Dezembro com recursos próprios do Tesouro, sem pedir empréstimo no Banrisul. Yeda também anunciou que o Rio Grande do Sul alcançou o déficit zero nas contas públicas e criticou o desgaste político que a CPI do Detran gerou no governo, a que se referiu como 'uma CPI sem regras'. O pagamento em dia do Décimo Terceiro ocorre depois do empréstimo de um bilhão e cem milhões de dólares do Banco Mundial. No ano passado, o Décimo Terceiro foi pago com empréstimo do Banrisul.

Garota de 19 anos morre em acidente com moto em Cerro Largo‏

Um acidente no km 667,7 da rodovia Cerro Largo-Salvador das Missões (BR-392), em Cerro Largo, provocou a morte da motociclista Tatiane Spohr, 19 anos. O acidente ocorreu na manhã de ontem.

Ela andava em direção a Salvador das Missões em uma moto 250 cilindradas, quando bateu de frente em um caminhão Ford Cargo que vinha em sentido contrário. Tatiane morreu no local.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

E a caça ao líder São Paulo continua...


Com um gol em cada tempo, Tricolor faz 2 a 1 em Porto Alegre



O Grêmio manteve aberta a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Coritiba por 2 a 1, neste domingo, no Olímpico. Tcheco e Alê (contra) mantiveram o Tricolor gaúcho a dois pontos do São Paulo (68 a 66), que mais cedo superou o Figueirense por 3 a 1, no Morumbi.

Agora o time do técnico Celso Roth tem uma seqüência de dois jogos fora de casa, contra Vitória e Ipatinga, encerrando a participação no campeonato contra o Atlético-MG, no Olímpico. O Alviverde ainda tem pela frente Santos e Vasco em casa e Sport fora.

Dunga assume decisão de liberar Alex ou mantê-lo na seleção

Treinador diz que fato de partida ser amistosa não influencia na decisão de desconvocar ou não o jogador do Inter

O Inter retorna a Porto Alegre nesta sexta-feira, após a vitória de 2 a 0 sobre o Chivas, no México, pela Sul-Americana. O retorno para casa traz uma indefinição na bagagem: a liberação de Alex da seleção brasileira para que possa disputar a segunda partida das semifinais da competição continental. O jogador não quer ser desconvocado, mas o clube, mesmo com a vantagem conquistada fora de casa, ainda pode fazer o pedido. O técnico Dunga, em entrevista ao "Diário Gaúcho", disse que a decisão cabe exclusivamente a ele.

- Caberá a mim decidir. Os clubes da Europa também fazem esses pedidos, mas eu preciso pensar na seleção. Cada um tem seus interesses - afirma o treinador.

O jogo do Brasil é amistoso. A equipe canarinho enfrenta Portugal na mesma data da disputa colorada com o Chivas por vaga na final da Sul-Americana - quarta da semana que vem. Para Dunga, o fato de o jogo da seleção não ser por uma competição oficial nada muda.




- Para nós, é trabalho igual. Independentemente de ser amistoso, é importante para a seleção.


Jogador poderá desfalcar o Inter na segunda partida das semifinais contra o Chivas

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Jessica


Te Amo

POSSO CONTAR COM VC?

ISSO A REDE GLOBO NÃO DIVULGA! ! !

POSSO CONTAR COM VC?

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais...

Esse lugar existe!


O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Tecnologia 3g

Em 09/11/08, Juliano Pilger do Amaral escreveu:>>> Celular 3G – Teoria ou Prática?>>>> A teoria é uma reflexão sobre a prática, é o que nos ensina como fazer> determinada coisa, na disciplina de Teorias da Comunicação aprendemos sobre> vários conceitos ; cultura de consumo, indústria cultural, aldeia global, os> meios de comunicação como extensões de homem, etapas da evolução da> humanidade, "tribalização", "destribalização" e "retribalização" e outros.> Essa prática nos mostra que a tecnologia 3G nos oferecerá engloba tudo e> todos, em qualquer lugar e a qualquer tempo.>
> O celular 3G já faz parte da "sociedade do desejo", ou seja, da Cultura do> Consumo, sendo os jovens seus principais usuários. A reprodução em série> transforma todo e qualquer produto simbólico em mercadoria.>> Quem detém os meios de comunicação detém o poder, pois a mídia é um> instrumento de poder, estes são alguns conceitos da Escola de Frankfurt e> por isso quem não gostaria de ter o poder com um aparelho pequeno e moderno> como os celulares 3G? Um aparelho que nos permita downloads de música,> imagem e foto se tornaram muito mais atraentes e significativos para o> usuário, sem falar das vídeos-chamadas transmitindo som e vídeo em tempo> real que por enquanto só vemos nos filmes de ficção.>> A tribalização através de gestos, desenhos e falas se fundem com a> destribalização que é a escrita, na metade do século XX, juntamente coma> retribalização que foi o surgimento dos meios de comunicação, retornando o> uso da visão e da audição, tudo isso será possível no 3G.>> Essa nova geração de celulares torna nosso planeta pequeno, a Aldeia Global> como no conceito de McLuhan a ser totalmente interligada por todos os> homens, usufruindo do mesmo tempo e espaço, transformando os meios de> comunicação uma verdadeira extensão do homem, obtendo a uma fusão entre as> três etapas da evolução da humanidade.>> A ruptura entre comunicação verbal e não verbal, trata a escola de Palo> Alto, assim o celular 3G mostra o sujeito no interior de seu sistema> cultural, a comunicação como um sistema integrado, ou seja, com o celular 3G> o ato de comunicação acaba exercendo influência no usuário, pois com á vídeo> conferência poderá mostrar qualquer ambiente em qualquer lugar em que o> usuário estiver.>> A tecnologia 3G vem para ficar e transformar as vidas das pessoas de todo o> planeta, onde a realidade e o agora serão transmitidos ao vivo, e daqui> alguns anos mais poderemos ver uma tecnologia ainda mais rápida e> inovadora!>>>>>> Juliano Pilger do Amaral>

AGCO investirá US$ 10 milhões em unidade de Ibirubá‏

Embalada pela perspectiva de encerrar o ano com o melhor desempenho já registrado no país, a AGCO anunciou ontem investimentos de US$ 50 milhões nas unidades de produção de máquinas e implementos agrícolas instaladas no Brasil. Desse total, US$ 10 milhões serão destinados para a fábrica de implementos agrícolas Sfil, localizada em Ibirubá.

Os recursos anunciados fazem parte de um programa divulgado no ano passado pela AGCO, que previa investimentos da ordem de US$ 150 milhões divididos ao longo de três anos.

Grupo com sede nos Estados Unidos, a AGCO tem quatro fábricas brasileiras. As colheitadeiras são produzidas em Santa Rosa e os tratores, em fábricas localizadas em Canoas e em Mogi das Cruzes (SP). Os implementos agrícolas são fabricados pela Sfil.

Brigada Militar inaugura sede do 4º Grupo Ambiental

Nesta sexta-feira (14/11), o 4° Grupo Ambiental da Brigada Militar do Município de São José do Ouro, esta realizando a solenidade de Inauguração da Nova Sede do Grupo. O prédio foi construído através de parceria entre o Consórcio da Usina Machadinho, a Fundação Brigada Militar e o Grupo Ambiental de São José do Ouro.

Fonte: Ascom/ BM

O DUNGA E A SELEÇÃO

Entre as muitas manias que temos uma delas é a de criticar o técnico da Seleção Brasileira. Seja ele quem for. Com currículo ou sem currículo, o cabra que lá estiver virará Geni e todos jogarão pedra. Não é diferente com o Dunga. Pouco importa se o trabalho tem mais acertos do que erros _ o que é fato _ e também não interessam as dificuldades que todos os técnicos de seleções no mundo encontram para montarem suas equipes.
Por mais que se procure, até com o auxílio de uma lupa, ninguém vai encontrar uma seleção que esteja a jogar um futebol de primeira. Foi criada uma idéia de que sempre haverá encanto e beleza quando uma seleção entra em campo, especialmente a brasileira, mas a combinação destas duas palavras quando a bola começa a rolar está cada vez mais difícil.
Atribuem todos os males da Seleção Brasileira ao fato de o time ser treinado pelo Dunga. Vejo de forma diferente. Temos problemas que transcendem ao técnico, seja ele o Dunga, o Manuel ou o Francisco. A safra não é das melhores _ basta olhar os relacionados para melhores do mundo _ e temos muita dificuldades para aceitar isso. Vivemos e nos alimentamos com a idéia de que somos os melhores do mundo. Menos! Com tempo, a Seleção Brasileira pode apresentar um futebol melhor. Basta que o técnico possa trabalhar com um prazo razoável. Como aconteceu na Copa América, ano passado na Venezuela. O técnico era o Dunga e o Brasil foi campeão.

Réver alerta para jogo difícil: 'Coritiba é perfeito taticamente'

O Grêmio não ganha qualquer injeção de tranqüilidade com o fato de o Coritiba estar em uma situação intermediária na tabela, sem maiores temores, mas também sem grandes ambições no Campeonato Brasileiro. Os tricolores elogiam o adversário de domingo, no Olímpico (no primeiro turno, Tricolor 1 a 0. Relembre no vídeo ao lado). O zagueiro Réver, titular da equipe gaúcha, destaca a capacidade tática do oponente.

- A maioria dos jogadores do Coritiba tem uma qualidade muito grande. É um time que não deslanchou, mas é perfeito taticamente. Tenho acompanhado o adversário e sei do potencial dele - diz o defensor.

Réver exalta especialmente o controle de bola dos paranaenses.

- Eles têm uma posse de bola muito qualificada. É uma arma deles. Fica complicado marcar, porque eles deixam a bola rolando pelo campo. É uma dificuldade que certamente teremos.



Veja todos os confrontos entre Grêmio e Coritiba na Futpédia

A presença do atacante Keirrison também gera preocupação no Olímpico.

- É um atleta que precisa ser marcado de perto. Mas não é só ele. Precisamos ficar atentos também aos meias, porque aí fica mais difícil de a bola chegar ao ataque - analisa Réver.

O time gremista está encaminhado e deve ir a campo às 19h10m de domingo com Victor, Amaral, Réver e Heverton; Souza, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Hélder; Reinaldo e Marcel.

A BOLA DO ALEX

Há quem veja um aqui e outro ali. Sou mais otimista e observa que eles estão espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Entre poucos, o que mais se destaca é o Alex, do Internacional. Tempos atrás um sábio determinou que os meias não eram necessários. O estrago que causou foi enorme, mas o Alex surge em boa hora para acabar com estas dúvidas. Tem comido a bola sem ganhar peso e mostrado que o nosso futebol precisa de um jogador assim, tanto quanto a piada é fundamental e o bom-humor necessário.

Tenho para mim que, em breve, o Alex será uma daquelas dores de cabeça que todo o técnico de Seleção Brasileira gostaria de ter. Vemos ali o resultado da paciência de um clube, o Internacional, e da confiança de um técnico, o Abel Braga. O Alex exacabeça uma lsita de jogadores que dignificam a função. Vejo com o mesmo perfil, o Tcheco, do Grêmio; o Lúcio Flávio, do Botafogo; o Wagner, do Cruzeiro e o Conca, do Fluminense. Mas o Alex está na frente. Pelo menos uma volta.

Colorado perto de uma final histórica.

Na noite desta quarta – feira a delegação colorada tinha uma parada difícil pela frente, o Chivas Guadalajara no estádio Jalisco na cidade de Guadalajara no México, válido pelo primeiro jogo da semi-final da copa Sul - Americana, antes do jogo, pela tarde ainda um susto, o departamento médico colorado não liberou um dos principais de seus jogadores, o meia D'Alessandro que estava com infecção intestinal, as 21:40h a bola rola no estadio Jalisco e logo de cara os colorados se sentindo em casa vão pra cima dos mexicanos e aos 10 minutos do primeiro tempo Andrezinho atacante colorado obriga o goleiro Hernández do Chivas a fazer uma bela defesa, do outro lado, Lauro, goleiro colorado quase não tem trabalho, fim do primeiro tempo e o placar continua zero a zero.

Na volta para a segunda etapa o time colorado vem mais determinado a vencer e logo aos 7 minutos em mais uma bela jogada de Andrezinho a finalização dessa vez vence o goleiro Hernández do Chivas mas para na trave direita do gol, aos 23 minutos Nilmar recebe pela esquerda, avança e chuta forte na diagonal e marca o primeiro gol colorado,



aos 36 minutos uma falta na entrada da área do Chivas e Aléx o homem bomba colorado coloca pro fundo das redes, um golaço que deixa o time do Internacional tranquilo e bem perto da final, pois restam mais 90 minutos no jogo de volta em Porto Alegre onde o time colorado pode até perder por um gol de diferença que ainda fica com a vaga para a final que é inédita para os colorados e se campeão for, será o primeiro time brasileiro a conquistar a Copa Sul – Americana.







Juliano Amara / Da Hora

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Quase lá: Colorado faz 2 a 0 no Chivas e fica grudado na final

O Beira-Rio vai rugir para cima do Chivas na semana que vem, porque até uma derrota simples coloca o Inter na finalíssima da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira, o time colorado foi ao México e bateu a equipe de Guadalajara por 2 a 0 no primeiro duelo das semifinais do torneio continental. Nilmar e Alex deram a vitória aos gaúchos - os gols foram no segundo tempo.


O Colorado só perde a vaga com uma tragédia. O Chivas precisa fazer dois gols de vantagem, a partir do 3 a 1, para mudar a situação. Se devolver o 2 a 0, a decisão vai aos pênaltis. O jogo é na quarta-feira, às 22h, em um Gigante certamente tomado por mais de 40 mil torcedores. Argentinos Juniors e Estudiantes disputam a outra vaga.
Mas é preciso atenção. Nos dois últimos jogos fora de casa pela Sul-Americana, o Chivas saiu vitorioso. Antes, o Inter volta a pensar no Campeonato Brasileiro. No sábado, com os reservas, visita o Santos.

No 0 a 0 do primeiro tempo, arbitragem prejudica o Inter

O bom resultado do primeiro tempo poderia ter sido ótimo para o Inter, não fosse o erro do auxiliar Nicolas Yegros. Aos 43 minutos, Alex dividiu com a zaga, e a bola sobrou para Nilmar. Em condição legal, o atacante mandou para o fundo da rede. A arbitragem, de forma equivocada, apontou impedimento.



Agência/Reuters
Nilmar perde chance na cara de Hernandez Uma pena. Sem o gol, o time colorado teve que se contentar em sustentar uma igualdade sem gols. O placar da etapa inicial foi condizente com o jogo, bastante equilibrado. As duas equipes desperdiçaram boas oportunidades. Arellano, principal atacante do Chivas, merece agradecimentos vermelhos. Ele perdeu dois gols feitos, na cara do goleiro Lauro, um com o pé direito, outro de cabeça. No primeiro lance, foi fundamental a presença do zagueiro Álvaro, ágil feito um tigre ao voar na bola para atrapalhar a conclusão do mexicano. No segundo, Guiñazu falhou ao não acompanhar a jogada.

Carente da qualidade de D’Alessandro, o Inter começou o jogo um pouco acossado, mas logo passou a fazer frente ao time da casa. Com dez minutos, Andrezinho quase marcou. Nilmar cruzou da direita para o meia, que concluiu pressionado pela zaga. Hernández espalmou por cima. Aos 35, Alex fez bela jogada na direita e mandou o chute. O goleiro soltou nos pés de Nilmar, que não conseguiu concluir da melhor maneira. Perdeu uma chance preciosa.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novo salário mínimo; como deveria ser.

Levantamento divulgado hoje pelo Dieese apontou que o salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ser de R$ 2.014,73 , para suprir suas necessidades básicas e da família. A constatação foi feita por meio da utilização da Pesquisa Nacional da Cesta Básica do mês passado, realizada pela instituição em 17 capitais do país. Com base no maior valor apurado para a cesta, de R$ 239,82, em Porto Alegre, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ser 4,85 vezes superior ao piso vigente, de R$ 415,00.

de volta á luta




Ocupando hoje o terceiro lugar na tabela de classificação com 60 pontos atrás de Palmeiras com 61 e São Paulo com 62, o Grêmio luta em busca da liderança novamente. O time gremista se vê em um caminho complicado, após liderar o campeonato por muitas rodadas chegando a abrir até 8 pontos do segundo colocado, o time se descuidou e hoje a realidade é outra e o tricolor gaúcho terá que ter forçar para continuar na busca pelo título. Com força máxima o time do Grêmio enfrenta no domingo o Coritiba em casa e com apoio de milhares de torcedores Gremistas promete um bom jogo, o Coritiba que vem na sétima posição com 49 pontos lutando por uma vaga na libertadores do ano que vem, esse jogo promete, vamos torcer para nossos amigos gaúchos voltar a vencer e retomar novamente a ponta do campeonato, restam ainda cinco rodadas para o fim da competição e o Grêmio tem 18% de chances de ser campeão Brasileiro, agora é mobilização de jogadores comissão técnica e torcedores para seguir a diante e chegar ao final com a faixa de campeão no peito.

Inter bate Boca na Bomboneira

Magrão comemora o primeiro gol do Inter


Inter vence Boca e se classifica para as semifinais.

Na noite desta quinta – feira o time do internacional de Porto Alegre jogara contra o tão temível Boca Junior da Argentina e o pior o jogo era no estádio bomboneira na Argentina onde o clube colorado nunca havia vencido, mas o placar estava do lado dos gaúchos pois o primeiro jogo em Porto Alegre o placar foi 2 x 0 para o Inter.
O inicio foi nervoso para ambos os times, sem nenhum brilho individual do bons jogadores que estavam em campo, somente aos 46 minutos do primeiro tempo o Boca avança e assusta o goleiro Lauro do Internacional que faz uma bela defesa, quando começa o segundo tempo da partida os torcedores gritavam feito loucos para tentar intimidar o time colorado, mas foi Magrão do Inter que em uma linda jogada de D’Alessandro completou pras redes, com o placar em desvantagem o Boca precisaria marcar quatro gols para seguir a diante na competição, o mais incrível é que a torcida na cessou por nem um minuto e aos vinte e quatro minutos do segundo tempo o árbitro Oscar Ruis da Colômbia marca penalidade máxima contra os colorados que foi cobrado e convertido por ele o astro do time do Boca, Riquelme. A partir daí só deu inter, mesmo com o jogo empatado e completamente a seu favor o resultado os colorados queriam mais e foram pra cima, numa jogada espetacular de D’Alessandro para Alex apelidado por Homem Bomba pelos colorados, o meia avança e toca no canto direito do goleiro Garcia marcando dois a um para o inter e despachando de vez o Fantasma da Bomboneira e avançando para a semifinal da copa Sulamericana onde agora tem como adversário o Chivas Guadalajara do México que também eliminou outro time Argentino o River Plaite!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

isso que é um elogio!